Capitão América Deixa A Porta Aberta Para Uma Thor Feminina Nos Vingadores Ultimato

Em Os Vingadores Ultimato o Capitão America poderia ter criado secretamente uma Thor feminina na MCU. Em 2014, o escritor de histórias em quadrinhos Jason Aaron lançou uma das histórias de Thor mais inovadoras da última década. Um segredo sussurrado deixou Thor indigno de usar Mjolnir, e o martelo encantado foi descartado na superfície da Lua. Acabou sendo pego por uma mulher misteriosa, e a Marvel revelou um novo personagem, o Thor feminino.

Foi um ano antes de a Marvel revelar que este novo Thor era na verdade Jane Foster, amante de longa data de Thor. Jane estava morrendo de câncere, em uma reviravolta trágica, toda vez que se transformava em Thor, inverteu os efeitos de sua quimioterapia; ela acreditava que os Reinos precisavam de um Thor, e ela fez seu sacrifício valer a pena.

A história de Jane tornou-se um clássico e, embora a Thor feminina tenha se tornado divisora, ela ganhou uma base de fãs forte e comprometida. O chefe da Marvel Studios, Kevin Feige, admitiu que estaria interessado em ver uma Thor feminina na telona – e isso se encaixaria em seu desejo declarado de ter mais heróis femininos na MCU. Há apenas um problema: Mjolnir foi destruído em  Thor: Ragnarok, que aparentemente tira a idéia da mesa. Afinal, como pode haver um novo Thor se Mjolnir não é nada além de poeira?

Os Vingadores 4 pode ter fornecido uma solução. Os Vingadores lançaram uma última e desesperada missão de viajar no tempo coletando as pedras do infinito; toda vez que pegavam uma joia do infinito eles criavam uma nova linha de tempo alternativa. Quando Thor visitou o Asgard de  Thor: O Mundo das Trevas, ele aproveitou a oportunidade para recuperar seu martelo perdido, e ele passou a usá-lo para efeito devastador na batalha contra Thanos. 

Uma Thor Feminina e o que a Marvel precisa

Então, em uma reviravolta impressionante, Steve Rogers provou ser digno de usar o Mjolnir. No final do filme, o Capitão América foi encarregado de uma última missão: devolver as joias do infinito ao passado, até o momento em que foram tomadas, a fim de cauterizar as linhas de tempo alternativas que os Vingadores haviam criado. E ele levou Mjolnir com ele.

A maioria dos espectadores presumiu que o Capitão América também colocou Mjolnir de volta em Asgard. Mas isso pode não ser o caso; de acordo com o Ancião, é a remoção de uma Pedra Infinita que cria uma nova linha do tempo. Se Steve Rogers retornou o Aether no momento em que foi tirado, então toda a linha de tempo posterior a partir desse momento teria sido apagada. Isso significa que o Mjolnir Thor foi uma relíquia de uma linha do tempo que não existe mais; não precisa ser devolvido.

Então, o que aconteceu com o Mjolnir? É inteiramente possível que o Capitão América tenha escondido o martelo encantado em algum lugar no passado – o que significa que ele poderia voltar a aparecer. Além do mais,  Avengers: Endgame demonstra que é realmente possível para alguém que não seja Thor filho de Odin ser digno de usar o martelo, e que – assim como nos quadrinhos – qualquer um que pode pegar Mjolnir ganha o poder
Poderoso do Thor, algo que foi revelado pela primeira vez no filme de Thor de 2011.

O potencial está claramente lá para outro Thor – potencialmente até mesmo para um personagem feminino. Dada a relação entre Marvel Studios e Natalie Portman parece ter melhorado nos últimos tempos, é possível que Portman pudesse retornar a MCU, mas em um papel muito maior.