Star Trek Discovery Historia de Burnham e uma Homages “O Visitante” da Star Trek DS9

No dia 29 de março, a Serie Star Trek Discobery e a viagem no tempo com a historia de Michael Burnham e sua mãe Gabrielle. Mostrou que foi um eco pungente de “The Visitor”, um dos melhores episódios de Star Trek: Deep space Nove. Esse episódio clássico foi sobre Jake Sisko, outra criança que perdeu seu pai, o capitão Benjamin Sisko, para viajar no tempo.

As várias séries de Star Trek tendem a se concentrar nas amizades e na ‘família encontrada’ entre a tripulação de uma nave espacial (ou estação espacial) e geralmente quando um parente de sangue é introduzido, eles representam um problema a ser resolvido.

Por exemplo, Sarek e Spock quase não falavam durante a Série Original, o Capitão Picard foi afastado por muitos anos de seu irmão Robert em Star Trek: A Próxima Geração, e Worf não só não se dava bem com seu irmão Kurn, mas também seu filho Alexandre se ressentia dele. 

O amoroso relacionamento pai-filho entre Benjamin e Jake Sisko, que foi o coração do DS9 durante todas as sete temporadas. Os Siskos desafiaram Star Trek. É típico de convenções e contou uma longa história de um filho que cresceu com um soldado, para um pai, que não queria que seu filho seguir os passos de sua carreira, mas mesmo assim, o filho amava e admirava seu pai. Ben, por sua vez, sempre deu tempo para Jake e se esforçou para ser o melhor pai e modelo possível.

Felizmente, em Star Trek: Discovery seguiu os moldes dos Siskos quando a série prequel finalmente apresentou a mãe de Michael, Dra. Gabrielle Burnham(Sonja Sohn), que Michael achava que estava morta nos últimos 20 anos, mas revelou ser a viajante do tempo. sendo conhecido como o Anjo Vermelho. Quando mãe e filha ficaram cara a cara em “Perpetual Infinity”, Star Trek: Discovery tocou em notas que eram poderosamente remanescentes do episódio clássico da 4ª temporada do DS9 , “The Visitor”.

Star Trek: DS9 VS Star Trek: Discobery

“The Visitor” foi contada como um flashback onde Jake Sisko (Tony Todd), que estava morrendo, contou a um jovem escritor a história de como perdeu seu pai Ben para um acidente quando ele tinha 18 anos. No começo, Acreditava-se que o Capitão Sisko estava morto, mas ele começou a reaparecer para Jake quando o filho envelheceu.

Jake soube que seu pai estava realmente preso no subespaço, onde ele não estava envelhecendo ou experimentando o tempo, mas eles estavam amarrados juntos. Jake desistiu de seu casamento e de sua carreira como escritor e passou o resto de sua vida aprendendo a ciência necessária para trazer seu pai de volta. Finalmente, em sua velhice, Jake percebeu que ele era a causa da corrente, e ele cometeu suicídio para restaurar seu pai de volta ao ponto do acidente original, definindo a linha do tempo de volta ao curso.

No episodio “Infinito Perpétuo”, Gabrielle Burnham usou o traje do Anjo Vermelho com a intenção de salvar sua família de um ataque fatal Klingon, mas em vez disso, ela foi puxada 950 anos para o futuro onde a IA Control eliminou toda a vida senciente na galáxia. Gabrielle passou os 20 anos seguintes viajando no tempo, mas sempre sendo puxada de volta para o futuro apocalíptico pelas cordas do tempo. 

Ela continuamente não conseguiu alterar a linha do tempo e salvar a galáxia, mas durante suas 841 tentativas, Gabrielle também cuidou de sua filha Michael sem seu conhecimento, mesmo uma vez coagindo o jovem Spock a salvar sua vida em Vulcano. Após sua breve e agridoce reunião, Michael perdeu a mãe novamente no final do episódio, quando Gabrielle foi puxada de volta para o futuro, mas sem o traje do Anjo Vermelho, o que significa que Michael pode tê-la perdido para sempre.

Ambos os episódios lidam com paradoxos inebriantes e de viagem no tempo, mas, mais importante, são sobre o poder dos laços de família e se sacrificar para salvar sua família. “Infinito Perpetuo” vira o roteiro e faz com que uma mãe perca a esperança de que ela faça parte da vida de sua filha novamente, mas salvar a galáxia e Michael vale esse preço, com Sonequa Martin-Green e Sonja Sohn entregando performances emocionais iguais a Avery Brooks, Cirroc Lofton e Tony Todd.

“The Visitor” permanece um clássico de Star Trek quase 25 anos depois de ter sido transmitido por causa do amor de Jake por seu pai, apesar de Ben ter insistido para que ele soltasse sua vida toda vez que o mais velho Sisko reaparecesse ao seu filho. Felizmente, Star Trek: Discovery deu a Gabrielle e Michael Burnham uma história digna de ser considerada ao lado de Ben e Jake Sisko.